sábado, junho 06, 2009

Eleições europeias

Tinha jurado a mim mesma que não iria falar de assuntos que tivessem a ver com o meu trabalho por estas andanças, mas já ando a desvirtuar o objectivo deste blogue, que era dar asas à imaginação, sempre que a mão tendesse para a escrita de algo que foge ao dia-a-dia. Mas para suscitar algum debate, cá vai.
Felizmente que a campanha já começou para as eleições europeias. A um dia de ir votar, continuo sem saber em quem, mas isso não interessa....Os políticos enfadonham sobretudo para quem várias vezes por semana tem de os "aturar". Este ano, a procissão também ainda vai no adro.Há-que tentar não desesperar já!!!!
E eu até acho que sou das pessoas dentro da minha faixa etária que está relativamente bem informada. Imagino as restantes. Sondei jovens universitários e não queiram saber os resultados, são catastróficos, nem o nome dos candidatos sabem. Não conseguem perceber a importância que as instituições europeias, Comissão e Parlamento Europeu, têm para a vida de cada um dos estados-membros. Ora, se bem me lembro andava ainda eu no 7º ano e em Geografia estudava-se a adesão de Portugal á então CEE eo que isso implicava para Portugal em termos de políticas. Terão sido retiradas essas matérias do ensino desta ou outras disciplinas???
Mas se os jovens não sabem, muitos adultos também não foguem à regra...
Mas pelo menos algo de positivo sai destas eleições: pela primeira vez falou-se destas eleições tanto ou mais do que para as legislativas ou autárquicas. Espera-se pelo menos que tenham o efeito de reduzir o fosso do conhecimento sobre as instâncias comunitárias dos portugueses e, certamente, de outros estados-membros, em relação aos assuntos verdadeiramente europeus. Ora, não somos cada vez mais cidadãos do mundo, na era da globalização?

1 comentário:

Anónimo disse...

Efectivamente falou-se muito destas eleições e praticamente pouco ou nada se disse acerca do que representam na realidade. Os candidatos limitaram-se a uma "luta de intestinos" intra-nacional, percorreram ruas e avenidas, foram a festas e feiras, lançaram foguetes e apanharam as canas... sobre o que cada um pensa sobre e o futuro da Europa, o que disseram?Nada!até os anti-europeistas cantaram vitória. Que pobreza!