sábado, abril 04, 2009

Fui até santarém

Por motivos profissionais, tive de ir hoje até Santarém. Já não ia lá há muitos anos... nem me lembro de quando lá estive se é que estive.Os acessos até uma cidade do interior e que é capital de distrito são bons. Agora não posso de recriminar o facto de ao fim-de-semana não haver um café decente (de preferência com esplanada) para ir lanchar e aproveitar um pouco de sol. O que encontrei foi um centro comercial, um macdonalds e um continente..... onde me recusei a entrar. Depois do trabalho, dei meia volta e acabei por vir lanchar à minha rica Praia da Areia Branca. Acredito que Santarém até possa ter alguns espaços que levem as pessoas um fim-de-semana a passar por lá, a parar e a dar uma volta pela cidade. Agora, ir até uma cidade loge de casa para a visitar, conhecer as suas vivências e ter de ir parar dentro de um Shopping para nos sentarmos a beber um café e observar um pouco o ritmo, a vivência, os hábitos da cidade definitivamente não! Fica aqui o meu protesto!

1 comentário:

Anónimo disse...

Ao contrario da maioria das cidades que conhecemos, Santarem ainda tem um centro historico cheio de vida, sobretudo durante a semana. Alias, esse CH e' muito mais animado do que a parte nova da cidade. Nao faltam por la' esplanadas e excelentes cafes, nem que seja logo ali no largo do seminario. E porque nao nas Portas do Sol ou no Jardim do Liceu, com optimos locais de esplanada e de panorama. Lindissimos jardins que quem nao conhece deveria conhecer.
Infelizmente, tal como no jornalismo contemporaneo, tudo se comenta pela percepçao primaria, nao se procura, nao se investiga, nao se estuda, nao se trabalha para chegar aos locais... e depois e' o que se ve: de uma percepcao primarissima constroi-se uma assercao que se vende como verdadeira.
Pelo que me parece, a autora nem sequer entrou em Santarem, tendo-se ficado pela periferia, isto se - como se diz por la' - considerarmos que a verdadeira Santarem fica a nascente do campo Sa da Bandeira. Dito de outra forma, seria como ir aos Olivais ou à Charneca do Lumiar e dizer que se foi a Lisboa.. Nao deixa de ser verdade, mas daí até tirar conclusoes do que é Lisboa...