sábado, fevereiro 07, 2009

Jornalista a trabalhar em jornal

Ainda não tinha feito o relato da minha experiência, desde há um ano a trabalhar em jornal.

Com um ritmo ligeiramente diferente da rádio, o que mais me agrada é ter finalmente tempo (e por vezes nem sempre) para me dedicar mais a trabalhos de investigação. Via esta área como um pedaço que faltava na minha vida profissional de jornalista e que em rádio me estava relativamente vedada. Falta sempre o tempo necessário e quando se proporciona acaba por ser frustrante ver que horas de trabalho acabam cingidas a uns curtos dois minutos, sem que o ouvinte consiga na maioria dos casos compreender a história.
Sinto-me por isso, desse ponto de vista, mais realizada, embora o "bichinho pelo microfone" e a magia da rádio me deixem grandes saudades.

Depois, no jornal, é a notícia que fica, é a possibilidade de o leitor voltar a ler, o que faz retardar o tempo da morte da minha notícia e deixar-me bem mais satisfeita por fazê-la prevalecer na mente dos meus leitores. É fidelizar os que gostam de me ler e que apreciam a minha escrita.

Como a vida é cheia de desafios, não menos importante tem sido a minha experiência há ano e meio enquanto correspondente da Agência Lusa. É digamos que um misto de prazer, que me permite manter aquele ritmo mais acelerado, típico da rádio, e ao mesmo tempo escrever, investigar, aprofundar a notícia, sem conseguir avaliar o seu espectro, isto é, o alcance que vai ter junto dos leitores. Será apenas um ou um milhão? Aparecerá em todos os jornais ou apenas num? Aprendemos, sem dúvida, a avaliar o interesse do leitor por certas notícias, bem como a perceber que ângulos interessa ao leitor e também aos editores dos jornais, em função de variados contextos e da actualidade noticiosa.

Em tempo de quebra de vendas de jornais, é algo qe devia estar na mente das chefias dos jornais, nomeadamente dos jornais regionais, para quem a notícia, seja de uma página ou de cinco linhas, nem sempre é valorizada com o intuito de contribuir para a venda dos jornais em banca.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vim retribuir a tua visita ao meu blogue. Bom trabalho. Quim

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado